As jornadas de trabalho podem variar bastante de um país para outro, no Brasil por exemplo, a jornada padrão é de 44 horas semanais, divididas em 5 dias com uma carga horária diária de 8 horas e um intervalo de 1 hora para refeição e um dia, normalmente aos sábados, a carga horária de 4 horas.
Todavia, existem outras modalidades de jornadas em alta, e neste artigo, vamos falar sobre duas modalidades de jornada de trabalho que se destacam: a “semana inglesa” e a “semana espanhola”.
O que é a semana inglesa?
Nesse modelo, a jornada de trabalho de 44 horas é distribuída em apenas 5 dias de trabalho, e consiste em aumentar algumas horas de trabalho em alguns dias da semana para descontar em outros dias da mesma semana.
Normalmente, isso ocorre para que a empresa supra o trabalho aos sábados. Todavia, vale ressaltar que é preciso respeitar o limite de máximo de 44 horas semanais.
Com isso, o trabalhador que teria que trabalhar 4 horas aos sábados, trabalha um pouco mais de segunda à sexta, e pode tirar o dia do sábado como folga. Dessa forma, o colaborador tem o fim de semana com mais tempo livre para se dedicar a atividades pessoais e familiares.
O que é semana espanhola?
Já a semana espanhola é um modelo de jornada em que a carga horária horária é variável de semana para semana. Ou seja, uma semana com carga horária de 40 horas e outra de 48 horas, totalizando 44 horas semanais ao fim do mês. A Justiça do Trabalho, inclusive, reconhece e considera esse formato de jornada como válido.
A vantagem desse modelo é que os funcionários trabalham menos em algumas semanas, dando mais tempo para que se dediquem a outras atividades familiares e pessoais.
Como escolher o modelo ideal?
A escolha entre a semana inglesa e a semana espanhola vai depender das preferências e necessidades de cada empresa. Ambos os modelos têm suas vantagens e desvantagens, e cabe a organização avaliar o que é mais importante para si mesmo.
Todavia, você empresário deve lembrar que a jornada de trabalho é um aspecto importante da vida profissional e pode ter um grande impacto na qualidade de vida do trabalhador. Por isso, é importante escolher um modelo que ofereça um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal dos seus funcionários.
Se você tem dúvidas sobre como implementar, converse com o advogado de sua confiança!
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