Recentemente, as influenciadoras Nath Finanças e Nathalia Arcuri foram protagonistas de um embate nas redes sociais devido ao registro de suas marcas. Esse episódio levanta questões cruciais sobre a importância do registro de marca, um processo que muitas vezes é subestimado, mas que desempenha um papel fundamental na proteção e valorização de uma empresa.
Conflito nas Redes Sociais
A princípio, a influenciadora Nath Finanças acusou Nathalia Arcuri de prejudicá-la ao solicitar o registro da marca “Nath Play” no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O embate revelou a complexidade do universo das marcas, especialmente quando duas personalidades atuam no mesmo segmento, possuindo nomes semelhantes e públicos parecidos.
O Lado da Nathalia Arcuri
De acordo com a assessoria da Nathalia Arcuri, ela possui mais de 110 marcas registradas, incluindo o nome de seu canal no YouTube “Me Poupe!” e variações como “Na.th”. Todas essas marcas são resultado de um trabalho especializado que monitora e contesta solicitações semelhantes.
Com isso, a assessoria de Nathalia Arcuri prontamente tomou medidas para retirar a solicitação de registro da marca “Nath Play”. Esse caso destaca a importância de um monitoramento constante das marcas registradas, especialmente em um cenário digital competitivo.
Segurança para a Empresa
O procedimento adotado por Nathalia Arcuri é comum entre profissionais que monitoram as marcas, haja vista que a marca é a principal forma de ser lembrado pelos clientes.
O registro no INPI garante o uso exclusivo em todo o território nacional e protege contra possíveis cópias por terceiros. Ou seja, o registro de marca não deve ser encarado como um custo, mas sim como um investimento na empresa, que proporcionará segurança a longo prazo.
O registro de marca, ao ser encarado como um investimento, pode (e deve) ser incluído nos custos operacionais desde o início do negócio.
Custos e Procedimentos do Registro de Marca
O processo junto ao INPI envolve taxas que variam de acordo com a natureza jurídica e a especificação do pedido. É importante evitar nomes comuns na hora do registro, haja vista que podem resultar na colidência com marcas similares, enfraquecendo a identidade da sua marca.
Conclusão
Ainda que tenha ocorrido o desconforto entre as influencers, é prática comum que as marcas sejam monitoradas. Assim, sempre que algum pedido de registro de marca indique potencial conflito é procedimento regular, e com permissão na lei, que aquela marca que entende que há conflito apresente a oposição com o objetivo de evitar o registro da outra marca.
Portanto, independente de qualquer análise jurídica detalhada sobre o caso específico da Nath Finanças e da Nathalia Arcuri, qualquer empresa tem autorização legal para apresentar oposição ao registro de marca de outra empresa.
Em suma, o caso Nath Finanças e Nathalia Arcuri lembra a respeito da importância de registrar e monitorar sua marca. Se você ainda não faz isso, entre em contato com o advogado de sua confiança.
Aliás, você sabia que registro de marca e razão social não são a mesma coisa? Para entender de forma mais aprofundada sobre a diferença leia nosso artigo detalhado sobre o assunto. Não deixe de conferir para tomar as medidas necessárias em prol do sucesso e da segurança do seu negócio.
Gostou do conteúdo? Acompanhe outros artigos de nosso Blog!