Através de técnicas de employer branding você pode aumentar não só a retenção de mão de obra na sua empresa como também alavancar a produtividade dos seus colaboradores e, consequentemente, o faturamento da sua empresa.
Employer branding nada mais é que a estratégia traçada para a imagem e a reputação da empresa. Mas não com alvo nos clientes finais e sim nos colaboradores. É a reputação da empresa na condição de empregadora.
Assim como uma estratégia de marketing com alvo nos clientes finais para construção da imagem e reputação da sua empresa, o employer branding é um projeto pensando no médio e longo prazo, que envolve, além das áreas de marketing e recursos humanos, o departamento jurídico também!
Três impactos financeiros
E por que o employer branding impacta financeiramente na sua empresa? Primeiro porque a satisfação com o trabalho está diretamente ligada ao nível de produtividade. Colaboradores satisfeitos, produzem mais. Maior produtividade, maior o faturamento. Segundo porque colaboradores satisfeitos ficam mais tempo na organização, reduzindo os custos operacionais de recrutamento e seleção. E, terceiro, maior satisfação, menor a possibilidade de sua empresa responder um processo judicial.
Mas como implementar o employer branding na sua empresa?
É importante ter um plano de ação claro, que envolva ações como criar uma cultura organizacional forte e positiva, oferecer benefícios e programas de desenvolvimento de carreira, além de uma comunicação clara e transparente com os colaboradores. É fundamental que a empresa invista na construção de um ambiente de trabalho saudável e acolhedor, onde os colaboradores sintam-se valorizados e motivados a desempenhar suas funções da melhor forma possível.
Além disso, é importante que a empresa tenha políticas claras de remuneração e reconhecimento, que valorizem o desempenho dos colaboradores e os motivem a buscar sempre a excelência. O investimento em treinamentos e capacitações também é fundamental para o desenvolvimento dos colaboradores e para o crescimento da empresa. Por fim, é importante que a empresa monitore constantemente a satisfação dos colaboradores e esteja disposta a fazer mudanças e ajustes sempre que necessário.
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